sábado, 20 de maio de 2017

Dias com história



Fui caminhar, sentir o sol, respirar o ar puro do pinhal. Recordar o corre, corre da manhã e o burburinho das gentes que trabalharam por este lugar.

Percorri este trajecto numa rua paralela à Avenida Comandante Rául Tomé Feteira com 1500 metros de comprimento, veio-me a nostalgia dos dias de criança, em que na minha tenra idade pegava na lancheira para levar o almoço à minha irmã mais velha que trabalhava na empalhação, como eram longos aqueles metros de rua, de pedra e terra batida, hoje revestida com alcatrão.

Nesta descrição falo concretamente da povoação, hoje vila, da Guia que fica a oeste de Pombal, a localidade mais desenvolvida do concelho, em tempos de que há memória existiu um complexo industrial, cuja matéria-prima era a areia e madeira.

O complexo industrial constituído por serrações de madeira, uma destilaria, uma fábrica de vidro, uma empalhação, davam de comer a muitas famílias, umas da localidade outras vindas de outras regiões do País.

A fábrica de vidro no período da II Guerra Mundial fabricava garrafas para o vinho do Porto, a fim de ser exportado para a Europa. A mesma fábrica deu origem à Covina, fábrica de vidro, instalada em Santa Iria da Azoia perto de Lisboa.

A destilaria fabricava cola e pez feitos da resina dos pinheiros.

A empalhação revestia garrafões de vidro com vime vindo da Madeira.

Do que ficou, observo os altos-fornos, da fábrica da cola e da fábrica de vidro e do resto ficou registado na memória dos que ali viveram e trabalharam. Anos dourados, vividos em comunhão na alegria de haver trabalho e de algum pão para comerem ao serão.

Neste passeio matinal, olhei a linha de caminho de ferro do Oeste, que liga as Caldas da Rainha a Coimbra, construído nos finais do Século XIX, (hoje com pouca vida) muito utilizado (por passageiros e mercadorias) até aos finais dos anos setenta do Século passado.

Estas são uma parte das imagens que ainda restam dum passado com muita história, de dor, de amor.


 Cidália Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário